sexta-feira, 23 de maio de 2008

Extensões da Realidade e a Economia Virtual


O Second Life já não é mais muito mistério para bastante gente. É simples: um mundinho virtual onde você pode entrar e, não só se relacionar com outras pessoas, mas também visitar lugares públicos, visitar outras pessoas, participar de eventos. Um exemplo disso foi o a banda U2 que já fez um show virtual lá dentro! E, como se não bastasse, já existem até companhias de teatro apresentando peças dentro so Second Life e até produtoras de filmes virtuais. Agora, você pode se perguntar "...e tem gente que paga pra ver essas coisas?", a resposta é: pode apostar que sim!



A princípio, se analisarmos com atenção, o própio dinheiro é uma coisa virtual, uma coisa que não existe de fato, só números. E porque não gastar dinheiro virtual com coisas que só existem no universo virtual? Pois a economia do Second Life é realmente assustadora! Grandes empresas já estão aderindo à "nova realidade", afinal, não importa se quem está vestindo tal roupa ou dirigindo tal carro seja um boneco virtual, uma mera representação de alguém. Se tem gente usando é mais um meio de difundir a propaganda.

E que tal comprar uma casa no Second Life? Não costuma sair nada barato para quem se interessa nisso. Existem designers que aplicam seu tempo e talento em imóveis virtuais e não estão dispostos a vender baratinho...

É um pouco assustador não? Nem tanto. Tudo indica que no futuro a própria internet será mais ou menos desse jeito. Não seria mais uma tela bidimencional com informações e um endereço que você acessa com apenasum clique, mas sim um lugar com uma interface em 3 dimenções no qual, se você deseja vsitar um "site", vc tem que IR até lá. Seja com suas perninhas vistuais ou com seu Wolks Wagen que não chega nem perto da lata velha que realmente está em sua garagem!

Mas, será que o Second Life é o pioneiro nessa coisa toda de mundo virtual, com economia própria e um espaço explorável muito parecido com o real? Não, não e não!!

Ao que tudo indica, o pioneiro em "aprisionar"(não necessáriamente no sentido negativo da palavra) pessoas em um mundo que não existe fisicamente foi o jogo Ever Quest.

O jogo é um fenômeno por ter sido o primeiro MMORPG (resumindo, um jogo que depende diretamente dos jogadores online se relacionarem, e embarcarem em buscas fantásticas) em 3 dimensões, e, como o nome já sugere, você pode jogar o quanto quiser, não acaba nunca! E, é claro, você já podia comprar coisas lá dentro... E isso foi na década de 90!
Isso significa que o Second Life foi concebido justamente com a intenção de atrar todo tipo de gente, não só os gamers de plantão. Parece que está funcionando muito bem obrigado.
ao ler esta postagem hoje, poderia parecer ridículo, ou até desnecessário sugerir que a empresa onde você trabalha tenha uma filial ou representante no Second Life. Mas pense bem, a 15 anos atrás, pouquíssima gente achava viável criar um site para a sua empresa. Hoje isso é quase vital! Nós mesmos não ficamos mais fora da rede. Afinal, isso aqui é um blog não é? Você não pode me ver aqui, mas eu estou escrevendo e voce lendo. Pronto. No futuro, ficaremos atônitos ao vermos nossos próprios filhos passando mais tempo no mundo virtual do que no real, da mesma forma que meus pais ficavam estarrecidos ao notarem que eu mesmo passava madrugadas a fio jogando videogame, simplesmente porque era uma mídia que eles não entendiam. Pois nossa vez de entrar em choque chegará. Ou nos deixamos levar pela maré ou nos afogamos nela!
POSTADO POR MAURICIO TELLES COM DOIS "L"s

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