terça-feira, 25 de março de 2008

Hibridizacao na musica brasileira.



Como falar de hibridização , mídia, musica brasileira, e não falar de Nação Zumbi?
Uma das maiores bandas ( se não for a maior ) Hibridizada do nosso País, e o melhor de tudo, sem perder o charme a elegancia e muito bom gosto do som regional, que é a raiz desse som. em 1994 com o Grandissisimo Chico Science e a nação zumbi lançam seu primeiro Cd ( Da Lama ao Caos ). Um som novo, diferente de qualquer coisa que se escutava por aqui e por ai a fora. E no mesmo ano , juntamente com Mundo Livre S/A
Criam o movimento conhecido como Mangue Beat ( só pelo nome já da pra saber o tamanho da hibridização). Pois o próprio Manguebeat defendia um conjuto de idéias
Em 1997 em um acidente de carro, nos deixando mais órfão ainda de bons músicos brasileiros, morre Chico Science , no auge de sua fase poética,

Manuscrito de Chico Science da música "A Cidade" (1988), gravada em 1993, com algumas alterações na letra. Foi o primeiro sucesso da banda Chico Science e Nação Zumbi e também a primeira canção a ganhar videoclipe.

deixando o posto do vocal com seu amigo Jorge du Peixe, que já tocava alfaia na banda, que faz bem a lição de casa e manda muito bem no vocal com sua voz característica de um bom pernambucano. Calando a boca de muito especuladores com o Cd Radio S.AMB.A, o primeiro cd sem a participação direta de Chico.

Para quem não sabe, o S. AMB. A "é uma organização virtual, onde os agentes podem interferir em várias as áreas, modificar ou mudar a vida através do som. O som mexe com tudo. Se você parar um momento e ouvir ali um som, sacando as baixas frequências, os graves e tal, você vai se alterar de alguma maneira.

A banda não perde sua forma Hibrida de fazer um bom e novo som. cada vez mais hibrido mas sem deixar de ser o mesmo, 18 anos hibridizando e mostrando que se pode fazer uma música muito boa com sua própia cultura e juntando alguns elementos que só acrescentam cada vez mais nesse riquíssimo ritmo , que de tão hibridizado não da pra saber direito que ritmo é. Tem um pouco de:

Afrobeats
Psicodelia
Eletrônica
Soul-funk
Dub
Reggae
Samba
Samba-rock-soul
Rock
Hip-hop
Cinema
Folclore
Ciência
Religião
Política

Essa mistureba toda acabou virando um : Cocodub, Ciranda psicodélica, Psichocarimbó, baião cybernético e claro um Maracatu Atômico pesando 1 tonelada.
Influenciando muitos jovens e outras bandas de diversos ritmos.
A parada ficou não só ficou hibridizada como, como também virou um meio de extensão da própia Nação Zumbi, e cada um tem seu projeto paralelo. Do nação saíram : Sonantes, Academia das Berlindas, Autônomo, 3NaMassa, Los sebosos Postizos, Maquinados, enfim... é uma hibridização sonora muito boa que só enriquece a nossa musica. ( esses cd´s estão todos disponíveis na net para downloads ).

Modernizar o passado, é uma Evolução musical. "Chico Science"

Um comentário:

Rodrigo Mendes disse...

Nação Zumbi! Ouço pouco mas eu sei que tem qualidade. Muito bom seu texto, ninguém falou de hobridização musical em conformes detalhes. Ficou parecendo eu dando detalhes de Star Wars (um produto também bastante híbrido). Coisa de fã.Senti que vc admira o nação zumbi. Legal, muito bom.
Valeu pelas informações Will.