segunda-feira, 10 de março de 2008
LOST - Claramente, um produto da hibridização
Pois bem, em tempos de quarta temporada de LOST, cabe a alguém (nesse caso, eu) falar sobre esse fenômeno que deslanchou de vez as tele-séries dos EUA para o mundo.
LOST é um ótimo exemplo de hibridização. Podem conferir os que ainda não deram uma espiada no que rola no enredo da série. É uma mistureba danada de teorias, números, flashbacks, flashfowards, correria, ursos polares, assassinatos, fumacinha preta, pizza no sovaco, palmeiras e escotilhas...
Alguns fãs já desconfiam que até os roteiristas se perderam no meio de tanta coisa.
Na minha opinião, não há nada mais lógico nos dias de hoje, do que criar um grande, aliás um imenso mistério para conquistar a atenção e devoção de milhões de telespectadores aborrecidos e entediados pelo mundo afora.
Ainda não comecei com a quarta temporada, mas até a terceira, já vi:
- viagens no tempo;
- cálculos amaldiçoados;
- milagres;
- aparições;
- destino;
- acaso;
- experimentos genéticos;
- experimentos psicanalíticos;
- movimentos revolucionários;
- ditadura;
- viagens espirituais;
- premonições;
- tráfico de drogas;
- fé;
- sociedades secretas;
- física quântica;
- teoria do caos;
- fim do mundo;
- e o que mais estiver por vir...
Ufa! Põe hibridização nisso! E é tudo isso misturado com muitas referências históricas (tantas que nem todas são notadas, e só sei disso graças aos extras dos DVDs).
E para quem está achando pouco, a hibridização não para por aí. Na internet as campanhas virais rolam soltas, com charadas e mini joguinhos para solucionar alguns dos mistérios que rondam a série. Isso funcionou muito bem na segunda temporada, com o mistério da escotilha.
E tem mais, um game, não só baseado, mas parte integrante da série foi produzido pela UB Soft, intitulado LOST: Via Domus (do latim caminho de casa), no qual o jogador pode, não só explorar a ilha e os cenários da série, como também desvendará misterios que só podem ser desvendados através do jogo! Confira abaixo alguns dos célebres personagens da série em suas devidas versões digitalizadas e o trailer do jogo:
(vejam só que ironia, há pouco tempo trailer era coisa exclusiva do cinema!)
Ou seja galera: para os fãs de LOST, a vivência de tais hibridizações é praticamente obrigatória!
E quem é que vai reclamar? É hibridização ao extremo, e todo mundo adora isso.
POSTADO POR MAURICIO TELLES :D
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Muito bom Maurício! Será que o J.J. abrams vai estender a idéia num filme? Ouvi dizer e já li alguns artigos na net que eles iam parar a proposta em um longa-metragem. O jogo parece interessante já faz tempo que eu não jogo video-game!
pois é....diiiiizem que o fim da série vai ser um longa...veremos...
mas o jogo, ponho a mão no fogo q é fodasso...sem dúvidas..
depois q joguei Xbox 360 minha vida mudou!
e rumo ao simulacro!!
Fora que a grande sacada foi fazer que o seriado saísse do tv e viesse parar no meio que possibilita a convergência total. Onde como foi ressaltado existem ate foruns para discussão sobre o que ocorre na ilha. Garanto que são bem mais animados que os foruns sobre BBB8, AHAHHAHAHAH.
Com relação ao jogar video game, eu ainda tenho o PS2, mas jogo Gran Turismo o tempo todo, dirijo pra caralho carros que nunca vou chegar perto.
Parando agora pra pensar, o video game foi o primeiro passo para que as mídias deixassem de conviver e começassem a convergir.
É aquilo, quando dá no saco assistir tv, pula para o game.
Ele é grande sacada, tudo ali depende de uma ação tua, ou seja, interação total, por que se não, vai tomar porrada até por dentro dos olhos ou dar de frente no paredão
Adorei a comparação de lost ...bjuss
Cara eu nunca assisti o Lost...mas agora vou ter que arrumar um jeito de assistir todas temporadas....puts deve loucura....bom post.
Postar um comentário